A situação no Ceará, onde policiais militares fazem motins contra a proposta de reestruturação salarial feita pelo governo, motivou o envio da Força Nacional de Segurança ao Estado e movimenta a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o país. No Rio Grande do Sul, a informação é de que parte do efetivo será enviado ao longo desta quinta-feira (20) ao Nordeste.
O número de policiais convocados, no entanto, não é divulgado pela corporação. O chefe de comunicação da PRF no RS, Felipe Barth, confirma que profissionais de todas as regiões do Estado foram enviados, mas afirma que, por uma "questão de estratégia de segurança nacional", detalhes não serão divulgados.
— A quantidade de policiais que foi enviada não irá alterar a rotina para o Carnaval (quando haverá fiscalização intensificada nas rodovias federais). Eles ficarão até que o Ceará apresente essa necessidade — disse Barth, ao ressaltar que as unidades da PRF em todos os Estados brasileiros foram convocadas a enviar agentes.
O envio de agentes foi uma das pautas tratadas em reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira na Superintendência da PRF em Porto Alegre, de onde os policiais partirão rumo ao Nordeste.
O envio da Força Nacional foi autorizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na quarta-feira (19). No mesmo dia, o senador licenciado Cid Gomes foi baleado enquanto tentava furar um bloqueio de policiais militares em um batalhão do município de Sobral.