A Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Carbonífera, passou por uma operação pente-fino na manhã desta quinta-feira (8). A ação foi realizada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Às 9h47min, um microônibus do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) ingressou na unidade. Pouco depois, os 25 presos de uma das quatro galerias que estavam no pátio foram surpreendidos pela ação. Em operações de rotina, costuma-se retirar os presos da cela e levar ao pátio. Mas, neste caso, como são detentos de alta periculosidade, a tática foi alterada.
Com auxílio do cão farejador Luck, um labrador, agentes revistaram as celas. Na Pasc, que conta atualmente com 196 presos, os apenados são mantidos em celas individuais. A penitenciária possui capacidade para 288 presos. A operação contou com 32 agentes.
Um dos desafios na casa prisional é enfrentar a utilização de drones, usados para levar materiais ilícitos para dentro da penitenciária. Em 2019, 43 equipamentos foram apreendidos em prisões do RS.
Entre as táticas que já foram detectadas pela Susepe na Pasc está a de usar o equipamento para deixar no pátio um tênis ou bola de futebol recheada com drogas ou celulares, para que se confundam com as que são deixadas rotineiramente ali pelos apenados. Mas os agentes começaram a perceber que o número de tênis ou bolas que amanheciam no pátio era maior do que da noite anterior.
Como essas “entregas” costumam ocorrer à noite, os criminosos cobrem as luzes de led dos aparelhos com fita adesiva para que não sejam detectados. Quando visualizados, os aparelhos são abatidos com disparos.
Melhorias
Segundo o superintendente da Susepe, César da Veiga, que esteve no local durante a operação, estão previstas melhorias para a Pasc, como instalação de telas para reduzir o ingresso de materiais.
O secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, também acompanhou a operação.
– Desde a criação da Seapen, buscamos priorizar a qualificação da segurança, especialmente da Pasc, que é nossa única unidade de segurança máxima. Estamos aprimorando procedimentos, capacitando e qualificando. Essa operação de hoje está dentro desse plano – afirmou.