O Ministério do Interior do Paraguai anunciou, na tarde desta segunda-feira (20), que recapturou dois dos 75 homens que fugiram de uma penitenciária na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na madrugada de domingo (19). Os detentos, a maioria integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), fugiram por um túnel. A facção brasileira tem forte atuação no Paraguai, devido ao tráfico de drogas.
Os dois detidos são Eduardo Alves da Cunha, de 30 anos, e Sabio Darío González Figueredo, de idade não revelada. Eduardo foi detido na Rodovia 463, próximo a Ponta Porã (MS), cidade brasileira na fronteira com o Paraguai. Natural de Imperatriz (MA), ele já está há quatro anos na penitenciária paraguaia, cumprindo pena por tráfico de drogas.
Abordado pelos policiais, Cunha demonstrou nervosismo, o que chamou a atenção dos militares mobilizados para reforçar o policiamento após a fuga na unidade prisional de Pedro Juan Caballero. Interrogado, acabou confessando aos agentes que fugiu junto com outros presos. Em seguida, ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.
Embora não haja mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira, ele ficará detido até a conclusão da análise de sua situação jurídica.
Sabío, por sua vez, estava escondido em uma casa na periferia de Pedro Juan Caballero, a 200 metros da cadeia.
Ministro acredita que alguns saíram pela porta da frente
O ministro do interior do Paraguai, Euclides Acevedo, desconfia que nem todos os 75 detentos tenham escapado pelo túnel.
— Já nos dias anteriores, vários dos fugitivos teriam deixado a prisão pela porta principal. Isso implica que, com efeito, toda a penitenciária está envolvida — afirmou Acevedo no domingo.
O chefe de Segurança, Matías Vargas, e o diretor da penitenciária, Cristian González, foram demitidos e cinco agentes penitenciários foram presos. A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse que "a possibilidade de envolvimento de agentes penitenciários corruptos" é alta.
Pelo menos seis dos 75 foragidos do presídio de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, são ligados ao traficante Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, mais conhecido como Minotauro, considerado pelas autoridades policiais como um dos chefes do tráfico na região de fronteira.
Segundo a Polícia Federal, Minotauro comandava o narcotráfico na região até ser preso em fevereiro de 2019 em um apartamento de luxo em Balneário Camboriú (SC). É suspeito ainda de matar um policial civil e uma advogada.
Da lista de foragidos (veja abaixo), Wilian Benjamin Gonzales Salinas, Felipe Diogo Fernandes, Marcos Paulo Valdez, Júlio César Gomes, Ailton Botelho dos Santos e Lucianno de Souza Martinez foram presos em Pedro Juan Caballero dois dias depois da prisão de Minotauro no Brasil, em 7 de fevereiro do ano passado.
Além deles, outros foragidos já figuravam no noticiário local. Timoteo David Ferreira, Allan Gabrecht dos Santos, Luis Antonio Varela da Silva e Laurindo de Souza Neto foram presos em maio de 2017 com um arsenal com coletes a prova de balas e três fuzis (inclusive um AK47). Eles tinham uma mansão como escritório do crime.
Veja lista de foragidos
- José Antônio dos Santos
- Timoteo David Ferreira
- Alex dos Santos
- Wilian Benjamin Gonzales Salinas
- Jacson Rafael dos Santos da Silva
- Felipe Diogo Fernandes
- Allan Gabrecht dos Santos
- Luis Antonio Varela da Silva
- Laurindo de Souza Neto
- Osvaldo Pagliato
- Murilo Rodrigues
- Cícero Fernandes Decimo
- Reinaw Cantero
- Rodrigo Rocha de Araújo
- Marcos Paulo Valdez
- Júlio César Gomes
- Ailton Botelho dos Santos
- Rafael de Souza N.
- Wilson Curlo Torres
- Alan Tavares da Silva
- Cícero Marco Silva
- Lucas Alves da Silva
- Lucianno de Souza Martinez
- Claudinei Predebon
- Wellington Rocha Nery da Costa
- Ângelo Batista de Almorin
- Flávio Rotela
- Jhon Barbosa
- Francisco de Chagas
- Rafael Carvalho da Silva
- Mauro Vieira
- Derliz Marques Gonzales
- Lucas de Souza
- Willian Santos
- Lacson da Silva Paula
- Rodrigo da Silva
- Ricardo Smanioto
- Odaia Ferreira dos Santos
- Cleiton Nunes
- Francisco Benardo Gimenez
- Walter Torales
- Gustavo Ariel Tabarez
- Daniel Parades Morel
- Enrrique Duarte
- Orlando Torres
- Jorge Damian Villamayor
- Hugo Ramon Pizuino
- José Adrin Ojeda
- Osvaldo Ferreira
- Delrosario Gomez
- Fidel Cristino Cardozo
- Milciades Sanabria
- Richard Antonio Robles
- Ruben Gustavo Nuñes
- Silvio Gorrido
- Santiago Nuñes Irala
- Moises Rojas
- José Antonio Marin
- Cristin Lopes
- Francisco Peralta
- Alberto Ariel Cristaldo
- Gustavo Gomez
- Robert David Cristaldo
- Luis Martinez Vera
- Cristian Vera
- José Adrian Melgarejo
- Marcio Valenzuela
- Celso Luis Alvarenga
- Ronal Francisco Britez
- Alejandro Mongelos
- Sandro Robles
- Hector Silva
- Edgar Cabrera