Na manhã desta sexta-feira (1), a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão contra suspeitos de traficar drogas para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC).
Segundo as autoridades, a organização criminosa tentava inclusive usar drones para levar narcóticos para dentro da casa prisional. Foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva - três dos alvos já estavam detidos na penitenciária.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Marco Schalmes, as investigações do caso começaram no dia 15 de maio, quando uma mulher foi presa em flagrante tentando ingressar na PASC com cerca de 60 gramas de cocaína. No dia 19 de julho, um homem foi preso suspeito de operar um drone com celulares, cocaína e maconha.
— Nos últimos anos, diversos drones já foram abatidos ou apreendidos pelos agentes de segurança pública de Charqueadas — diz o delegado.
De acordo com Schalmes, alguns dos alvos dos mandados de prisão na operação, chamada de DJI, estão relacionados com roubos e homicídios. Eles foram indiciados por tráfico de drogas e associação criminosa.