Um jovem de 21 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira (22) por tentativa de feminicídio contra a própria filha em Cacequi, na região central do Estado. A menina, de três meses, está hospitalizada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
O caso começou a ser investigado na terça-feira passada (19), um dia depois de a mãe, de 19 anos, ter levado a criança para atendimento médico em Cacequi. O hospital da cidade suspeitou de maus-tratos e chamou o Conselho Tutelar, que avisou a Polícia Civil. A criança sofreu fraturas múltiplas no crânio e lesões nas pernas e no abdômen, segundo a polícia. Devido à gravidade dos ferimentos, foi encaminhada a Santa Maria.
A prisão preventiva foi solicitada pelo delegado Fábio Miguez à Justiça e cumprida no Centro de Cacequi, por volta de 17h30min de sexta-feira. Para o delegado, o depoimento dos pais à polícia não deixa dúvida de que o jovem agredia a filha:
— Entendemos que ele era uma pessoa opressiva, e as agressões foram aumentando progressivamente algum tempo depois de a criança nascer. O que apuramos é que ele já era contra a gravidez e, quando a menina nasceu, não mudou; continuou indiferente. Ele não tinha paciência quando a criança chorava e consumia muita bebida alcoólica.
Tanto a mãe quanto o pai negaram agressões à criança no depoimento prestado à polícia. O homem não tem antecedentes criminais. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da menina — segundo o Husm, apenas a assessoria de imprensa pode repassar detalhes, mas o setor não está trabalhando neste sábado (23).