Unidades da Brigada Militar de 106 municípios gaúchos receberam, nesta sexta-feira (1º), novas viaturas para policiamento. Foram 134 veículos entregues, sendo 130 do modelo Palio Weekend Adventure e outras quatro caminhonetes Toyota Hilux.
Dez viaturas ficarão em Porto Alegre, nos batalhões dos bairros. Outras nove serão encaminhados para os novos Batalhões de Polícia de Choque de Caxias do Sul, na Serra, e de Pelotas, no sul do Estado.
Também foram entregues 1.048 novos coletes à prova de balas para a corporação. O investimento é de recursos próprios do Estado, totalizando mais de R$ 13 milhões.
A escolha por municípios do Interior, sendo 47 considerados pequenos, ocorre após o governo anunciar que todas as cidades gaúchas teriam ao menos cinco policiais atuando 24 horas por dia.
— Estamos entregando veículos com investimento do Estado para dar condições de trabalho, e proteger esses agentes de segurança na sua atividade de combate e repressão ao crime — disse o governador Eduardo Leite.
Na mesma solenidade, ocorrida no Centro Administrativo do Estado, na Capital, foi assinado decreto que estabelece a Operação Verão. O reforço de policiais militares, policiais civis, bombeiros e guarda-vidas temporários no litoral gaúcho vai de 21 de dezembro deste ano a 2 de março de 2020.
O decreto define ainda os municípios de Capão da Canoa e Cassino como pontos de coordenação local da operação. Segundo o governo, a operação movimenta mais de 30 secretarias de Estado.