A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) transferiu 79 presos que aguardam vagas no sistema prisional em viaturas estacionadas em terreno, ao lado do Instituto Psiquiátrico Forense, na Capital, e em celas de delegacias da Região Metropolitana. O número representa 33% dos detentos que estavam esperando nestas condições.
Os suspeitos de crimes estão sendo levados para a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, Penitenciária Estadual de Canoas, Penitenciária Estadual de Porto Alegre e Presídio Central.
Até as 16h desta sexta-feira (27), outros 160 presos ainda aguardavam a liberação de vagas em prisões para serem transferidos. Destes, 84 estão algemados em viaturas e outros 76 estão em celas de delegacias.
As transferências ocorrem após acordo entre Judiciário e instituições ligadas à área da segurança pública, que definiu que os presos serão retirados desta situação até o próximo domingo.
Em maio, a Defensoria Pública do Estado impetrou habeas corpus questionando a permanência de presos em viaturas e delegacias de polícia. O mérito do pedido ainda deverá ser julgado pela 6ª Câmara Criminal.