Por cerca de duas horas, na noite desta quinta-feira (12), parte dos moradores de um edifício na Rua André Puente, no bairro Independência, em Porto Alegre, viveram momentos de tensão. Pelo menos oito homens armados invadiram o prédio, renderam residentes e roubaram pertences em quatro apartamentos.
Os assaltantes fugiram do local com joias e dinheiro entre os objetos roubados, segundo o delegado Juliano Ferreira, da 17ª Delegacia de Polícia (DP) da Capital.
Ferreira destaca que os criminosos renderam a irmã de um dos moradores, que chegava ao local, garantindo acesso ao prédio. Com base em informações preliminares, o delegado afirma que o bando tinha como alvo um dos apartamentos, mas acabou assaltando outros três imóveis:
— Eles entraram em um apartamento, que a princípio seria o alvo, e assaltaram outros três apartamentos de moradores que chegavam depois.
Cinco dos oito bandidos usavam máscaras — parecidas com as cirúrgicas, utilizadas por profissionais de saúde — durante a ação. O roubo começou por volta das 19h30min e terminou cerca de duas horas depois, de acordo com o delegado.
Ferreira estima que o prejuízo às vítimas ficou na casa dos R$ 500 mil. Nenhum morador ficou ferido na ação. O delegado afirma que indícios apontam para uma ação premeditada:
— Provavelmente, pelas informações das testemunhas, eles tinham informações privilegiadas. Agora, só a investigação vai apontar — diz.
O bando fugiu em dois carros — os mesmos veículos utilizados para chegar ao local. Até o momento, ninguém foi preso. Os investigadores estão ouvindo testemunhas e buscando imagens de câmeras de videomonitoramento para tentar identificar os suspeitos e os carros utilizados no assalto.