Sete quilos de metilenodioximetanfetamina (MDMA), princípio ativo usado para fabricação de ecstasy, foram encontrados no fundo da bagagem de um passageiro no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (8).
A apreensão foi feita durante revista da Receita Federal. O passageiro, um uruguaio de 57 anos, chegava em um voo de Paris, na França. O valor de comercialização da droga é estimado entre R$ 750 mil e R$ 1 milhão no mercado.
Segundo a Receita Federal, o passageiro foi selecionado para fiscalização e teve a bagagem encaminhada ao raio X. Neste momento, foi percebida a existência de alguma substância estranha no fundo da mala, em pacotes. O uruguaio foi levado à bancada de inspeção para abertura da bagagem, onde foi encontrada a droga.
Ainda conforme a equipe da Receita Federal, o homem relatou que após chegar em Porto Alegre deveria se deslocar de ônibus para Montevidéu, onde trabalha em uma casa noturna. O passageiro foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e conduzido à Superintendência da Polícia Federal (PF). Durante o depoimento, o uruguaio permaneceu em silêncio. Depois, foi encaminhado ao Presídio Central. A PF confirmou que se tratava do princípio ativo para fabricação de ecstasy.