A Polícia Civil encaminhou Vladimir Cardoso Soares, 49 anos, conhecido como Xu, para a Penitenciária Modulada de Charqueadas. Ele foi preso no último domingo (4) em Santa Catarina e havia sido transferido na quinta-feira (8) para Porto Alegre.
Foragido há mais de um ano e cinco meses, Xu tem contra ele quatro mandados de prisão preventiva por homicídio qualificado, sendo dois deles de policiais assassinados em junho na Vila Maria da Conceição, na Capital. Segundo o diretor do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Vladimir Urach, os responsáveis pelos disparos pertenceriam à organização criminosa que seria comandada pelo preso.
Além disso, o policial lembra que cumpriu, na própria sede do Denarc, mandado de prisão que Xu respondia pela 14ª Vara Criminal de Porto Alegre em relação a uma investigação do ano passado, por tráfico de drogas.
Xu foi preso quando estava em uma casa com outros quatro homens e a esposa no bairro do Mar Grosso, em Laguna, litoral catarinense. GaúchaZH tentou durante toda a semana contato com o advogado de defesa do preso, mas ainda não obteve retorno.