Dois homens que planejavam sequestrar um grupo de empresários de São Paulo, atraídos ao Rio Grande do Sul por uma falsa compra, foram presos em flagrante pela Polícia Civil nesta segunda-feira (29), na RS-118, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Adelicio da Silva, 56 anos, e Cristiano Pierre Machado, 40 anos, ambos de Santa Catarina, têm diversos antecedentes criminais.
Segundo a Delegacia de Roubos do Departamento de Investigações Criminais (Deic), a dupla pertence a uma organização criminosa que aplica o chamado "Golpe do Chute". Nesse esquema, as vítimas são atraídas para uma emboscada e raptados. Depois disso, os criminosos passam a extorquir familiares para libertarem os reféns sem ferimentos.
Nesta segunda-feira, quatro empresários de São Paulo foram interceptados pela polícia assim que desembarcaram no aeroporto de Porto Alegre. Eles estavam vindo negociar um lote inexistente de calças. Depois que conseguiram evitar riscos para os empresários, os agentes começaram a seguir os passos dados pelos criminosos.
Com isso, os policiais chegaram até a RS-118 e encontraram a dupla, com objetos que os vinculavam às investigações.
Conforme o Deic, em 2017 sete casos de "Golpe do Chute" foram investigados e pelo menos 15 integrantes do grupo criminoso foram presos. Em abril deste ano, uma ação semelhante da Polícia Civil impediu outro sequestro e prendeu três criminosos em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte.