Uma perseguição policial em alta velocidade resultou na apreensão de 430 quilos de maconha na freeway — inicialmente a polícia informou que eram 300 quilos —, em Gravataí, na Região Metropolitana. A pista molhada por causa da chuva desta sexta-feira (10) pode ter ajudado a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já que o motorista aquaplanou o carro e saiu da pista.
A perseguição policial durou 12 quilômetros na rodovia, que tem velocidade máxima de 110 km/h. O carro, uma Ecosport, trafegou a maior parte do tempo pela faixa da direita e por pouco não colidiu em outros veículos.
Uma câmera acoplada ao painel da viatura da PRF filmou a perseguição. Quando o suspeito bateu o carro, tentou correr, mas um dos policiais conseguiu detê-lo após apontar a arma contra o homem.
O detido, de 36 anos, é natural do Paraná, e o carro, emplacado no mesmo Estado. O nome dele não foi revelado.
Segundo a PRF, ele contou informalmente que foi pago para realizar o transporte da droga de Umuarama, no Paraná, até Porto Alegre.
A maconha estava acondicionada no porta-malas, banco traseiro e carona do veículo. A Ecosport foi guinchada pela concessionária da freeway até a sede da PRF, na Capital.