Um homem furtou armas de uma delegacia da cidade de Santa Rosa do Sul, no sul de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (23). Entre o armamento roubado, estava uma submetralhadora .40 e uma espingarda calibre 12, além de munições. Ele foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-290, em Porto Alegre.
Segundo a PRF do Rio Grande do Sul, o homem foi abordado enquanto empurrava uma motocicleta pelo acostamento. Ao avistar os agentes, ele tentou fugir e precisou ser imobilizado, pois teria oferecido resistência à prisão. Além do veículo que tinha sido roubado em Santa Catarina, ele trazia na mochila a submetralhadora furtada na madrugada.
Depois de fugir da delegacia onde roubou as armas, o homem matou a tiros um cavalo que estava em um terreno baldio. Também assaltou à mão armada um local às margens da rodovia federal, levando uma motocicleta que usou na fuga.
De acordo com Luiz Otávio Pohlmann, delegado da Polícia Civil em Sombrio (SC) e responsável pelo caso, o homem foi autuado em flagrante por quatro crimes: furto qualificado mediante arrombamento, maus-tratos a animais, roubo a estabelecimento comercial e disparo de arma de fogo ao ar livre. O delegado afirma que o rapaz tem 18 anos e não tem passagens pela polícia. Ele morava em Santa Rosa do Sul, mas é natural de Porto Alegre.
Por medida preventiva de segurança, a Polícia Militar solicitou o cancelamento das aulas em toda rede pública de ensino de Santa Rosa do Sul. A rotina escolar será retomada normalmente nesta sexta-feira.