A Delegacia de Homicídios de São Leopoldo prendeu preventivamente na manhã desta quarta-feira (3) Jorge Ramunsito Gonçalves Scherer, de 47 anos, apontado como um dos líderes de facção criminosa envolvida em crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubos no Vale do Sinos.
O delegado Vinícios do Valle, responsável pela investigação, diz que Scherer estava foragido e foi preso em uma casa no bairro Feitoria, em São Leopoldo. Ele já tem condenações por roubo e homicídio e deveria estar em prisão domiciliar.
A ação é uma continuidade da operação policial Cible-Mor, deflagrada em março nas regiões Metropolitana e Carbonífera, além dos vales do Sinos, do Caí e Paranhana. Na ocasião, 250 agentes cumpriram 80 mandados de prisão em oito cidades e em 10 presídios.
Os alvos da operação também são investigados por receptação e lavagem de dinheiro. Os criminosos adquiriam bens com o dinheiro obtido ilicitamente, como veículos, imóveis e estabelecimentos comerciais. Eles tinham várias tele-entregas, como disque-pizza, disque-lanches, entre outros. A facção também depositava dinheiro ilícito em 14 contas bancárias em nome de laranjas.