O furto de uma bicicleta é investigado pela Polícia Civil como possível causa para o assassinato a facadas de Paulo Roberto Franco de Souza Alves, 34 anos, na noite de segunda-feira (29), em Porto Alegre. O crime ocorreu às 23h50min na Rua Damasco, no bairro Azenha.
Segundo a Polícia Civil, a informação de que uma vingança por causa do furto foi a motivação do homicídio partiu do próprio homem preso, suspeito de ser o autor do crime. Jonatas Lopes Garim, 32 anos, teria dito aos policiais militares que atenderam a ocorrência que acreditava que Alves havia levado sua bicicleta naquele mesmo dia, na Avenida Azenha, e a trocado por drogas. O furto ocorreu quando o autor teria ido a um banco, durante a tarde.
Encontrado no bairro logo após o crime pela Brigada Militar, ele foi levado para o Palácio da Polícia, onde foi preso em flagrante. Em depoimento formal aos policiais, preferiu ficar em silêncio.
Uma das testemunhas ouvidas pela Polícia Civil confirmou que a vítima era envolvida em crimes no bairro Azenha. Segundo o registro da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele tinha antecedentes por roubo, furto, lesão corporal e exercício ilegal da profissão.
A versão apresentada pelo preso, no entanto, ainda não foi confirmada pelos investigadores. Segundo a delegada Roberta Bertoldo, uma equipe de policiais deve procurar câmeras de segurança da região para confirmar se houve o furto da bicicleta. Ela informou que Garim é o único suspeito do crime.