A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (14) uma operação contra o crime organizado. As ações, que tiveram início às 5h e seguiram até o fim da noite, se concentram em Porto Alegre, em municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos. Até as 22h, 84 pessoas haviam sido presas e sete adolescentes apreendidos.
A diretora do DPM, Adriana da Costa, informou que a ofensiva busca combater os crimes contra à vida, patrimônio, violência doméstica e tráfico de drogas.
A operação ocorreu em 20 municípios: Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Sapucaia do Sul, Esteio, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Glorinha, Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Nova Hartz e Parobé.
Além das prisões, também foram apreendidos armas de fogo, veículos e drogas como maconha, cocaína, crack e ecstasy. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou balanço sobre os materiais apreendidos.
A diretora da DPM afirmou que o principal objetivo da ação é combater o crime de maneira coordenada. As regionais de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e São Leopoldo participaram da ação desta quinta-feira. Segundo Adriana, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária. Alguns flagrantes também foram registrados.
— A operação visa, principalmente, combater os crimes contra a vida e contra o patrimônio. Buscamos reforçar a integração. Muitos crimes registrados na Capital são cometidos por indivíduos da Região Metropolitana e vice e versa. Por isso é importante essa integração de inteligência — destacou a delegada.