A Polícia Civil aguarda o resultado de provas técnicas, como o laudo das necropsias realizadas nos corpos do ex-prefeito de Estância Velha Elivir Desiam, 57 anos, e de sua namorada, Lúcia Bialoso Valença, 35 anos, para avançar nas investigações sobre as mortes, no sábado passado.
A hipótese que ganha força é a de que Desiam tenha se suicidado, atirando-se ao mar em Imbé, no Litoral Norte, após ter matado Lúcia em Estância Velha, no Vale do Sinos — ele teria ligado para a ex-mulher e confessado o crime antes de ser encontrado à beira-mar. No entanto, há muitos pontos ainda não esclarecidos e que podem mudar os rumos da apuração.
Político filiado ao PTB, o ex-prefeito participou na sexta-feira de uma reunião na Assembleia Legislativa para tratar de um cargo que assumiria no governo estadual. No dia seguinte, por volta de 8h30min, foi encontrado agonizando próximo à guarita 130, em Imbé. Levado a um posto de saúde, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
Cerca de uma hora e meia depois, o corpo de Lúcia foi encontrado na residência em que ela vivia com o ex-prefeito em Estância Velha, no Vale do Sinos. Ao lado, havia R$ 3 mil. Entre um fato e outro, por volta de 9h30min, a ex-mulher de Desiam, moradora de Imbé, teria ligado para a polícia avisando que ele teria assassinado a namorada e que pretendia se suicidar. O celular e o carro do ex-prefeito até esta quarta-feira (2) não haviam sido encontrados.
Desiam fazia planos. Além de tratar de um possível cargo no governo, ele e Lúcia haviam marcado casamento para o próximo dia 24. Para isso, foram a um cartório no dia 21 de dezembro.
As duas mortes foram registradas em meio a reformulações na Polícia Civil de Estância Velha. O titular da delegacia local, Luiz Fernando Nunes da Silva, havia solicitado aposentadoria e seu último dia de trabalho estava previsto para a última segunda-feira (31). O caso, então, foi entregue ao delegado de Sapiranga, Fernando Branco, que retornou de férias nesta quarta-feira (2).
— Estou ainda me inteirando dos fatos e aguardando as provas técnicas para começar a encaminhar as conclusões. A ex-mulher será ouvida novamente — resume.
O chefe de investigações da DP de Estância Velha, Renê Guimarães Júnior, que participava das investigações desde o início, entraria em férias neste mês de janeiro, mas teve de adiá-las. De acordo com o delegado Branco, o policial foi enviado ao Litoral Norte para realização de diligências.