Ação conjunta do governo do Ceará, do Departamento Penitenciário Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) transferiu, na madrugada desta quarta-feira (9), 20 presos do sistema prisional cearense para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Justiça, a ação teve início às 2h e foi finalizada às 4h30min.
As vagas no presídio foram disponibilizadas na última sexta-feira (4), mas a transferência só foi efetivada após definições dos presos e pedidos feitos pelo Estado. A transferência envolveu ainda o Ministério Público e o Poder Judiciário do Ceará, além da Justiça Federal de Mossoró.
A identidade dos detentos não foi divulgada, mas são lideranças das facções que atuam no Estado, vinculadas a grupos como o Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE).
A partir do presídio federal, os presos serão redistribuídos entre as demais quatro unidades prisionais do Ministério da Justiça. A pasta informou que novas vagas poderão ser deferidas para o Ceará.
O pedido de transferência foi feito pelo governo do Ceará em meio a uma onda de violência que atinge mais de 40 municípios, incluindo a região metropolitana de Fortaleza. O governador Camilo Santana informou nesta quarta-feira que as forças de segurança do estado já haviam efetuado a prisão de 168 pessoas suspeitas de envolvimento em ataques criminosos dos últimos dias no Ceará.