Pelo menos quatro ônibus foram incendiados durante a madrugada desta terça-feira (8) na região metropolitana de Fortaleza em meio à onda de violência que atinge o Ceará desde quarta-feira da semana passada, dia 2. Empresas de transporte público chegaram a tirar os veículos de circulação, mas o transporte foi retomado no início da manhã.
Criminosos também atacaram a Ponte dos Tapebas, localizada na BR-222, no município de Caucaia, por volta das 2h. A explosão danificou parte do piso da estrutura, fazendo um buraco no local.
Com mais esses ataques, subiu para 160 o número de ocorrências notificadas contra veículos, prédios públicos e comércios desde o início da crise na segurança pública do Estado, na semana passada. Os crimes são atribuídos a facções criminosas que atuam no Ceará – como o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE) – após o anúncio do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, de endurecimento de regras no sistema prisional.
Os ataques da madrugada ocorreram poucas horas após o Ministério da Justiça e Segurança Pública ter anunciado o envio de um efetivo extra de agentes da Força Nacional de Segurança para o Estado, que vão se somar aos 330 homens que já haviam chegado no último sábado (5).