Abandonado numa estrada de pouco movimento na cidade de Canoas, no último 1º de novembro, Aureo Neri da Rosa pensou que ia morrer. O motorista de aplicativo de 61 anos foi atingido por um golpe de faca no pescoço durante uma corrida. A agressão fez o condutor abandonar a profissão.
O caso expõe o medo ao qual estão submetidos os motoristas que trabalham conduzindo passageiros através de aplicativos. Nesta semana, um rapaz de 21 anos foi vítima de latrocínio (roubo com morte) em Viamão. GaúchaZH ouviu 20 condutores assaltados na Região Metropolitana. Desses, dois foram esfaqueados e dois baleados.
— Pode levar o carro, só não me mata — implorou Aureo.
O apelo não convenceu o criminoso, que golpeou o motorista no pescoço. A faca atravessou o pescoço e atingiu uma veia. Áureo foi deixado na estrada e contou com a sorte ao ser resgatado por um casal. Levado ao hospital, passou por uma cirurgia e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ficou 20 dias hospitalizado. Até hoje enfrenta sequelas, como dificuldade para engolir e falar. O assaltante, por sua vez, ficou menos de três horas com o carro: recebeu uma multa e abandonou o veículo acidentado.
— Isso é o que o motorista de aplicativo passa. Estou vivo por uma força divina. Ninguém passa ali (na estrada onde foi abandonado). Ele me deixou para morrer. O coração batia e o sangue espirrava. Estou amplamente traumatizado. Essa semana comecei a sair para rua. Fico em casa, depressivo — diz o condutor.
Outro motorista de Viamão — um militar, de 27 anos — tem uma bala alojada na coluna e quase ficou paraplégico. Dois meses após voltar para o trabalho, foi assaltado novamente, rendido por dois jovens em um assalto, em Canoas. Também pensou que seria morto. "Apaga ele, apaga, ele nos viu", gritou um dos criminosos.
— Sempre disse que, se um dia fosse assaltado, ia descer do carro e deixar levar meus bens. Mas não esperava que no fim da corrida iam querer me matar. Hoje, só quero ter a segurança de que a pessoa que vai entrar no meu carro é um passageiro, e não alguém que vai tirar minha vida.
Paralisação marcada para segunda-feira
Entre os condutores. as principais reivindicações de segurança têm a ver com a falta de um cadastro rígido para os usuários. Uber e 99 são as plataformas com maiores reclamações nesse sentido, já que o Cabify só aceita pagamento em cartão, o que exige cadastro mais rigoroso.
Os motoristas de aplicativos preparam para segunda-feira uma paralisação na Capital. A partir das 5h devem iniciar a concentração, e a partir das 8h farão uma caminhada. A mobilização está prevista para se dispersar às 18h30min.
Contrapontos
O que dizem as três empresas de transporte por aplicativos
Cabify
"A Cabify investe e desenvolve continuamente tecnologias para reduzir os possíveis riscos de segurança de todos os envolvidos na plataforma de mobilidade, sejam motorista parceiros ou passageiros. A empresa solicita que usuários e motoristas parceiros relatem toda e qualquer situação atípica e suspeita para o suporte da Cabify, disponível 24 horas nos 7 dias de semana. Para os motoristas parceiros, oferece também contato telefônico para emergências.
É disponibilizado ainda o Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) para caso de morte ou invalidez de todos dentro do veículo e também cobertura para despesas médicas. A Cabify registra diversas informações como todas as etapas de uma viagem (pedido, a aceitação do motorista parceiro, a finalização da corrida e o pagamento), inclusive por GPS. Com esses e outros dados e respeitando o Marco Civil da Internet, é possível oferecer suporte e informações, inclusive para as autoridades.
A Cabify disponibiliza a opção de pagamento por cartão de crédito para viagens solicitadas a motoristas privados pelo aplicativo no Brasil. Para se cadastrar como motorista parceiro da Cabify, os interessados devem se registrar pelo site. Após o preenchimento do formulário, é realizado o processo de cadastramento, que conta com envio de documentos, checagem de exames toxicológicos e de antecedentes criminais. Somente depois dessas etapas, o parceiro terá seu cadastro liberado na plataforma e estará apto a fazer corridas pela Cabify."
Uber
"Segurança é prioridade e a empresa está sempre buscando aprimorar sua tecnologia para fazer da plataforma a mais segura possível. Ao longo de 2018, a empresa passou a adotar no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas e lançou uma ferramenta que reúne os recursos de segurança para motoristas parceiros — inclusive um botão para ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Ouvindo motoristas e buscando o equilíbrio da transparência com a experiência dos usuários, a Uber lançou em agosto do ano passado novo aplicativo para motoristas, que inclui a informação de qual será a forma de pagamento antes de o usuário embarcar e antes da viagem começar. Se o usuário escolher efetuar o pagamento em dinheiro, por exemplo, essa opção será exibida na tela do do motorista.
Em setembro, a empresa começou uma nova rodada de testes para implementação do recurso que mostra aos motoristas parceiros o destino do usuário antes do início da viagem em três cidades: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados com a base de dados da Receita Federal. Todas as viagens são registradas por GPS, o que permite colaborar com as autoridades, nos termos da Lei, em caso de necessidade, e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o horário de chegada, em tempo real, com quem desejar.
O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança quando não se sentirem confortáveis."
99
"A 99 é uma genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro). Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou equipe especialmente dedicada, composta por mais de 70 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.
O app usa tecnologia de ponta para focar especialmente em prevenção. Algumas das funcionalidades desenvolvidas: câmeras de segurança embarcadas nos veículos e conectadas diretamente com a central de monitoramento da companhia. As câmeras começaram a ser implementadas em setembro e se encontram em fase de testes e expansão. Inteligência artificial que monitora o perfil de todas as chamadas, identificando situações de risco e bloqueando o acesso à plataforma. Assim, o sistema pode prever incidentes antes que eles aconteçam. Mapeamento de áreas de risco que envia aos motoristas notificações sobre zonas perigosas.
O levantamento utiliza estatísticas internas da empresa e dados das secretarias da Segurança Pública.
Canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança: a assistência oferece auxílio imediato, que pode incluir o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido levado, por exemplo. O aplicativo pede que todos os passageiros coloquem CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida. Todos os usuários estão protegidos em suas corridas: desde o aceite até a finalização das corridas, passageiros e motoristas são cobertos por um seguro contra acidentes pessoais de até R$ 100 mil."