Um morteiro explodiu dentro de uma casa abandonada no bairro Guarani, em Novo Hamburgo, por volta das 11h da manhã desta quarta-feira (16). Conforme o Corpo de Bombeiros, o chamado inicial era de que um botijão de gás havia explodido no local.
Os bombeiros combateram as chamas e acionaram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), pois identificaram que poderia ser parte de uma granada. No local, os policiais identificaram que se tratava de um morteiro.
A casa já estava parcialmente destruída antes mesmo da explosão. Apesar dos danos, nenhum morador das proximidades ficou ferido na ocorrência.
Cerca de uma hora depois da explosão, uma pessoa que mora a cerca de 1,5 quilômetro de distância do local da explosão entrou em contato com os bombeiros avisando que havia um fragmento do projétil dentro da sua casa.
Nesta tarde, a Guarda Municipal e a Defesa Civil de Novo Hamburgo estão no local onde ocorreu a explosão para verificar os danos na estrutura. O morteiro pertencia a um militar aposentado que morava na casa.