A 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investiga se há ligação entre os grupos que assaltaram agências bancárias em Ibiraiaras e Três Palmeiras, municípios do norte do Rio Grande do Sul. As cidades ficam 190 quilômetros distantes uma da outra.
O delegado João Paulo de Abreu descarta que sejam as mesmas pessoas, em razão dos horários dos ataques e da distância entre os locais. Entretanto, ele considera a ligação provável.
— Isso vai ao encontro das pessoas que estão sendo identificadas ao longo do dia de hoje. Essas pessoas acabam se conversando no que concerne às relações criminosas. Não posso descartar a hipótese de que os assaltantes que atacaram as duas cidades mantinham contato.
De acordo com o delegado, os ataques podem inclusive ter sido planejados simultaneamente. Cinco pessoas foram identificadas, três da região de Caxias do Sul e duas da Região Metropolitana.
Sobre o disparo que matou o subgerente da agência do Banco do Brasil Rodrigo Mocelin da Silva, 37 anos, João Paulo de Abreu diz que o caso será apreciado no momento oportuno.
— Isso não vai deixar de ser apurado, mas dar conta disso agora me parece uma opinião um tanto quanto precoce e até irresponsável da minha parte.
Ao final da entrevista coletiva, o delegado elogiou a ação da Brigada Militar.
— Não vejo outra conduta. Isso por vezes é cobrado pela própria sociedade da resposta das forças policiais em eventos. Eles deram respostas muito rápidas e respostas que lhe são cobradas.
Dois bandidos seguem sendo procurados em área de mata, em Ibiraiaras. Seis foram mortos e um foi preso. Ainda não se sabe de onde partiu o tiro que matou o refém Rodrigo Mocelin da Silva.