A Polícia Civil prendeu, na tarde deste sábado (8), o integrante de uma facção criminosa que atua na zona leste de Porto Alegre durante um velório em Viamão, na Região Metropolitana. O suspeito, que não teve o nome divulgado pelas autoridades, estava foragido há cerca de dois anos. O homem de 23 anos tem antecedentes por homicídio e tráfico de drogas.
A operação foi realizada pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O delegado Rodrigo Reis afirmou que a polícia tinha informações de inteligência de que o foragido iria participar do velório de um familiar no município e resolveu ficar de campana no entorno do local.
— Esperamos acabar o tumulto dentro do cemitério e abordamos ele na saída, quando se dirigia ao carro. Ele tentou correr, mas conseguimos imobilizá-lo — explicou Reis.
O delegado afirmou que a polícia já havia tentado capturar o criminoso em outras ocasiões. Contudo, ele sempre conseguia escapar ou se esconder em residências de outros integrantes da facção.
— Ele era muito bem protegido e escondido por causa da sua liderança nessa facção. Ele coordenava tanto a distribuição quanto a venda de drogas no bairro Lomba do Pinheiro, chefiando diversas paradas de drogas na região — destaca Reis.
Também foi preso na ação um homem que acompanhava o foragido e portava uma pistola calibre 9 mm — de uso restrito. Ele não reagiu a abordagem dos policiais. Esse suspeito seria o segurança do homem procurado pelas autoridades nos últimos dois anos.
Os dois presos foram encaminhados ao plantão da Delegacia de Homicídios na Capital, onde foi lavrado o flagrante. Eles estão detidos no local, aguardando vaga no sistema prisional. Segundo Reis, ambos devem ser encaminhados ao Presídio Central.