A Polícia Civil desarticulou na manhã desta terça-feira (6) um grupo suspeito de cometer pelo menos 10 roubos a residência nos últimos dois meses na zona norte de Porto Alegre. O líder da quadrilha foi preso no bairro Aparecida, em Alvorada, e outros dois homens foram presos na Vila Nazaré, bairro Sarandi. Em dois ataques, segundo a investigação, duas mulheres foram estupradas.
O líder do grupo, Luiz Fernando Moreira Pagestão, 20 anos, conhecido como Carequinha, chegou a trocar tiros com os policiais antes da prisão. Ele estava armado com um revólver calibre 357 e já possui antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma. Ele inclusive é apontado como o autor do roubo de uma viatura do Denarc em setembro dese ano que terminou com um policial baleado.
Os outros dois presos, Carlos Roberto Machado Martins, 19 anos, vulgo Nenê, e Cristian Abreu da Silva, 22 anos, já tem antecedentes criminais. Com eles foram apreendidas duas pistolas, 9mm e .380, além de munição e objetos como relógios, joias, notebook, tablet e telefones celulares que teriam sido roubados das casas. Outros dois integrantes ainda são procurados.
Os três foram presos preventivamente por roubo a residência e o Nenê, autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Segundo o delegado Alexandre Vieira, ele disse que comprou as armas em um brick no Facebook. Os três negaram participação nos roubos a residência.
Conforme a investigação da 9ª e da 14ª delegacias, os ataques ocorreram nos bairros Vila Floresta, Jardim São Pedro, Cristo Redentor, Itú e Jardim Sabará. Os criminosos arrombavam as residências enquanto os moradores estavam dormindo.
— Quando as vítimas percebiam, os bandidos já estavam armados dentro da casa. Eles amarravam os moradores e levavam tudo o que conseguiam — disse o delegado Alexandre Vieira, da 9ª DP. O ataque mais recente feito pela quadrilha ocorreu na última sexta-feira (2).
As ações tiveram o apoio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e das equipes Volantes e da 12ª e 19ª Delegacias de Polícia da Capital.