Criminosos furtaram uma arara-canindé da clínica Pet Fauna, na Rua João Abbot, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, na madrugada desta terça-feira (16). O animal, de nome Roger, é de estimação dos proprietários da clínica e estava com eles havia cinco anos. Os criminosos também furtaram lacinhos de animais e bandanas e tentaram furtar um botijão de gás e um estabilizador de energia.
A gerente da clínica, Francini Moraes Fernandes, suspeita que criminosos tenham entrado no estabelecimento arrombando uma porta com uma chave de fenda. Assim que ela chegou ao trabalho, no início da manhã desta terça (16), percebeu a falta do animal, que é considerado um filho para os donos da pet.
— Fizemos um boletim de ocorrência e estamos tentando entrar em contato com vizinhos para ver se têm câmeras. Estamos em redes sociais, mobilizamos nossos clientes e funcionários, tudo para tentar encontrar ele —afirma a gerente.
Animais do mesmo tipo do furtado são vendidos por aproximadamente R$ 5 mil. No entanto, os donos nunca cogitaram colocar Roger à venda. Por ser um animal silvestre, ele só pode ser domesticado com uma autorização do Ibama e possui uma anilha com seu nome.
Segundo Francine, é fácil de identificar o animal, que tem penas azuis, tronco amarelo e a ponta da cabeça verde. Roger repete com frequência as mesmas frases: "cadê o gatão", "chama a Fran" e "não vai cair". Ele também fala "Panda, Panda", chamando um dos cachorros da petshop, e, às vezes, imita latidos.
Como a gerente registrou o furto na Delegacia Online da Polícia Civil, a ocorrência deve chegar somente na quarta-feira (17) para a 8ª Delegacia de Polícia, que deve abrir a investigação. Os proprietários da pet shop pedem que qualquer informação sobre a arara seja repassada pelo telefone (51) 3907-1017.