Um servidor com cargo comissionado na prefeitura de São Leopoldo está entre os três presos na Operação Correio Seguro VIII, realizada pela Polícia Federal (PF) na última segunda-feira (3). Tiago Maciel dos Santos seria o responsável por dirigir os veículos utilizados pela quadrilha que atacou 10 agências dos Correios desde o ano passado no Estado.
Por não ter antecedentes criminais, a Justiça decretou a prisão temporária e o homem já está em liberdade. Ele vai responder pelos crimes de roubo e associação criminosa. Imagens do carro do suspeito aparecem em vários dos ataques ocorridos.
Segundo a defesa de Santos, ele alega inocência. Diz que emprestou o carro para um parente e não sabia do envolvimento com o crime. A Polícia Federal segue as investigações.
Tiago ocupava o cargo de chefe de departamento de atividades esportivas da Secretaria de Esportes de São Leopoldo. O salário bruto era de R$ 4.547, segundo o Portal da Transparência da prefeitura. Ele foi admitido no dia 5 de janeiro e exonerado na última quarta-feira (5). A prefeitura apenas confirmou a exoneração e não explicou o motivo.
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de prisão nas cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Três homens foram presos, quatro mandados foram cumpridos na cadeia e um suspeito não foi encontrado. O grupo atacou 10 agências dos Correios, uma no ano passado e o restante em 2018.
O grupo era da mesma região no Vale do Sinos. Em todos os casos, a quadrilha agia com violência e mantinha clientes e funcionários como reféns.
A primeira fase da Operação Correio Seguro ocorreu em 2016. De lá para cá, foram dezenas de prisões e diferentes grupos desarticulados.
Roubos efetuados pela quadrilha
Tabaí - fevereiro de 2017
Bom Retiro do Sul - janeiro e maio de 2018
Capivaria do Sul - fevereiro e maio de 2018
Nova Petrópolis - março de 2018
Taquari - março de 2018
Rolante - maio de 2018
Candelária - maio de 2018
Doutor Ricardo - junho de 2018