O assalto a ônibus de excursão, que estava a caminho do Paraguai, gerou prejuízo estimado de R$ 60 mil. Conforme o delegado Rafael Santos, foram roubados dinheiro, celulares e objetos pessoais dos passageiros.
O coletivo partiu na noite de terça-feira (25) de Santa Maria e tinha como destino Ciudad del Este, no Paraguai, onde os ocupantes fariam compras que seriam revendidas no Rio Grande do Sul. No meio do caminho, três passageiros embarcaram em Cruz Alta, a 134 quilômetros de Santa Maria. Quando o veículo deixou a cidade, o trio anunciou o assalto.
Em seguida, um Strada se aproximou e passou a segui-los. Próximo de Panambi, os assaltantes ordenaram que o coletivo parasse. Dois homens encapuzados desceram do carro e obrigaram os passageiros a entrarem no bagageiro, que foi abandonado em uma lavoura às margens da rodovia. Logo após, os criminosos fugiram.
— Os passageiros arrebentaram o bagageiro para respirar direito. É uma situação constrangedora. Levaram tudo, bens pessoais e dinheiro — relata a proprietária da empresa Bernatur, Marilei Gorete Avozani.
Segundo Marilei, motoristas que passavam pela rodovia auxiliaram o grupo. Os passageiros foram levados em carros particulares até um posto de combustíveis em Cruz Alta. Eles só foram buscados no estabelecimento após a prefeitura de Panambi conseguir desatolar o ônibus assaltado. O motorista da empresa, então, retornou com o veículo ao destino de origem e deixou todas as vítimas em casa.
Os passageiros trabalham em lojas do camelódromo de Santa Maria e, em alguns casos, iriam fazer compras para outras pessoas, o que explica a grande quantidade de dinheiro que carregavam.
Carro foi localizado
Na manhã desta quarta-feira (26), o veículo que apoiava a quadrilha foi localizado abandonado na localidade de São Lucas, no interior de Ibirubá. Conforme a delegada Diná Rosa Aroldi, o carro estava com os pneus furados. No interior, havia toucas ninjas, luvas e roupas molhadas. O automóvel e o material foram encaminhados para perícia tentar identificar as digitais dos ladrões.
Segundo a delegada, para tentar chegar nos três passageiros que embarcaram em Cruz Alta, a Polícia Civil irá procurar imagens de câmeras de segurança do comércio.