Uma paróquia foi furtada e elementos considerados sagrados à Igreja Católica foram levados por criminosos em Santa Maria, na região central do Estado. Segundo a Brigada Militar, um sacrário com hóstias e uma máquina de lavar foram retirados do local após o arrombamento de uma porta dos fundos da igreja, localizada na Rua do Rosário, bairro do Rosário, no centro do município.
Segundo o padre auxiliar da paróquia, padre Leandro Pereira da Silva, que está desde junho em Santa Maria, a igreja já passou por cinco furtos, anteriores à sua chegada.
— O padre Lucas, que está aqui há mais tempo, já presenciou outras ações. Esta chega a ser um desrespeito com a fé, pois o sacrário com as hóstias é a presença de Cristo eucarístico — relata o padre.
Conforme o religioso, o crime foi percebido somente na manhã de sábado (4), quando uma catequista chegou ao local e foi surpreendida com a porta de uma sala que dá acesso à igreja arrombada. Lá, foi percebido que o sacrário com o cibório (recipiente no qual ficam as hóstias), com uma grande hóstia consagrada e outras menores, foi furtado.
— Acredito que eles levaram pensando se tratar de um sacrário feito de ouro maciço, mas ele é somente dourado. Só não percebemos o barulho, pois muitos bares ficam próximos e há intensa movimentação dos jovens na madrugada — observa.
O padre Leandro acredita que não será possível a comercialização da peça por ser única, com mais valor religioso do que financeiro.
— É interessante perceber que outras igrejas pelo país estão sendo invadidas, o que me parece uma falta de respeito com o sagrado. Mas se eles quiserem devolver, principalmente as hóstias consagradas, nós aceitaremos — diz.
O furto não impediu a distribuição de hóstias nas missas aos fiéis, que ficaram chocados com a ausência do objeto de metal levado da igreja. De acordo com o padre, câmeras de segurança e alarmes serão colocados na paróquia, na tentativa de inibir novas ações criminosas.