Dentre os quase 20 homicídios registrados apenas no mês de julho em Caxias do Sul, chama atenção cinco mortes no mesmo bairro, o 1º de Maio. Neste domingo (29), um homem foi encontrado morto nas proximidades do Mato Sartori. A suspeita é de que o assassinato tenha acontecido ainda de manhã, mas o corpo foi encontrado apenas de tarde. Ele foi esfaqueado e teve o corpo incendiado.
Em 10 de julho, dois homens e uma mulher foram mortos a tiros dentro de uma casa no bairro 1º de Maio. Cerca de 15 dias depois, policiais encontraram o corpo de um homem em uma residência vizinha ao endereço do triplo homicídio. O corpo apresentava marcas de disparos de arma de fogo.
Conforme o delegado Rodrigo Duarte, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Caxias, pode haver ligação entre o triplo homicídio e o corpo encontrado na outra residência, mas as investigações estão em andamento.
— Aparentemente há uma disputa de duas facções pelo território do 1º de Maio. ´Porém, é claro que tudo depende das investigações mais profundadas — afirma.
Já sobre a morte deste domingo, o delegado avalia que, a princípio, não parece haver ligação. Em julho, 19 pessoas foram assassinadas em Caxias.