Um jovem de 20 anos suspeito de assassinar o detento do semiaberto Jessé Lentino Andrades, 49 anos, na entrada da estação São Leopoldo do trensurb, foi preso na manhã desta sexta-feira (8). O crime provocou pânico entre os usuários do serviço de transporte, em um dos horários de maior movimentação no dia. O suspeito foi detido ao sair de casa, na Vila dos Tocos, também em São Leopoldo.
De acordo com o delegado Vinicius do Valle, da Delegacia de Homicídios do município, os policiais chegaram até a localização do suspeito após denúncias anônimas. Na quinta-feira (7), a Polícia Civil divulgou à imprensa imagens do suspeito fugindo pelo Centro da cidade.
Com o homem, foi encontrada uma pistola Glock nove milímetros, de fabricação austríaca. Na sequência, durante buscas na casa dele, foram encontrados três coletes à prova de balas. Os policiais foram surpreendidos ao confirmar que um dos coletes pertence à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O delegado afirma que vai pedir informações ao órgão.
Também foi apreendido um simulacro de fuzil, dois carregadores da pistola 9 milímetros e 20 unidades de munição de mesmo calibre.
Conforme o delegado, a motivação do crime ainda não foi confirmada e deve ser revelada no transcorrer do inquérito policial. Os policiais levam em consideração o fato de a vítima ser do sistema semiaberto. Ainda é investigado se há mais participantes no crime.