A Prefeitura de Capão da Canoa, no Litoral Norte, pretende inaugurar na quinta-feira (7) um gabinete integrado de segurança pública com a Brigada Militar e a Polícia Civil. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) será responsável por monitorar câmeras de vigilância que foram instaladas na orla da praia, praças, rodoviária e também nas principais ruas e pontos de acesso ao município.
Até esta segunda-feira (4), a prefeitura concluiu a instalação de 82 câmeras espalhadas pela cidade. O objetivo é concluir a instalação de, no total, 107 equipamentos de videomonitoramento até o final desta semana. Uma câmera com reconhecimento facial já foi instalada na rodoviária e pode ajudar a polícia a identificar movimentação suspeita — o programa é integrado com o serviço de segurança pública do Estado e pode ajudar a localizar pessoas desaparecidas ou foragidas da Justiça.
Conforme o secretário de administração de Capão da Canoa, Raphael Ayub, câmeras que reconhecem placas de carros também estão sendo instaladas no acesso ao municípios e nas principais avenidas. O objetivo é monitorar carros roubados ou clonados.
— Fizemos um convênio com o Sistema Integrado de Monitoramento do Estado. O programa consegue ler as placas clonadas ou roubadas disponíveis no banco de dados do Estado e faz o alerta — explica.
A sede de monitoramento das câmeras será em uma sala da prefeitura. Policiais militares aposentados serão responsáveis pela supervisão das imagens e repassarão para as polícias caso haja alguma ocorrência.
O projeto de monitoramento foi lançado em novembro do ano passado, com a instalação de sete câmeras na orla da praia e em praças, utilizadas para auxílio da polícia na segurança dos veranistas. A previsão era de concluir a instalação de todos os equipamentos em dezembro passado, para serem utilizados na temporada de verão. No entanto, conforme o secretário Raphael Ayub, o pagamento para a empresa responsável atrasou e, com isso, a conclusão do serviço foi adiada para o primeiro semestre deste ano.
A prefeitura já disponibiliza desde o verão passado acesso às câmeras de monitoramento ao longo da beira-mar. É possível observar o movimento na orla neste site.