Preso por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Capturas de Canoas na madrugada deste sábado (19) em Maquiné, no Litoral Norte, Paulo Ademir de Moura, o Zoreia, 36 anos, é considerado criminoso de alta periculosidade. Moura pertence a uma facção com origem no bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre, e era o responsável por matar desafetos do grupo. Ele tinha quatro mandados de prisão somente por homicídios cometidos em Sapiranga, além de outro por roubo com uso de arma de fogo.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Moura estava com o criminoso Valmir Ramos, 41 anos, o Bilinha, na ação que resultou na morte do inspetor Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, em Pareci Novo, no Vale do Caí. O crime ocorreu no começo de maio, quando agentes da Delegacia de Roubos Furtos e Entorpecentes de Canoas foram cumprir mandado de prisão em uma casa. Na chegada, houve troca de tiros e o inspetor morreu após ser atingido.
Conforme as investigações, Paulo Ademir tinha familiares em Maquiné e Terra de Areia e costumava dormir todos os dias em casa diferentes temendo ser preso. A prisão correu na residência de uma namorada dele nas margens da RS-484. Segundo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fábio Motta Lopes, por ter histórico de reagir às abordagens, a ação da polícia nesta madrugada teve a participação de dezenas de policiais.
— É um criminoso extremamente perigoso, e que tem histórico de atirar em policiais. A gente usou, inclusive um imóvel em Porto Alegre semelhante ao de Maquiné para treinar a ação e ele não teve tempo nem em pensar em reagir.
Com o criminoso, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9mm e 17 cartuchos. A arma será encaminhada para a perícia e será comparada ao armamento utilizado na ação que resultou na morte do policial.
Ele será levado ao sistema prisional após prestar depoimento para os agentes. Já o criminoso Valmir Ramos segue foragido e o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, afirma que equipes continuam trabalhando nas investigações, mas não revelou detalhes.