A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (15) uma operação para coibir o aumento do furto de motos na cidade de Santa Rosa, no noroeste gaúcho. Segundo a investigação da 1ª Delegacia do município, uma quadrilha começou um série de furtos há pouco menos de dois meses. Cerca de 50 agentes cumpriram no município 10 mandados de busca e um de prisão preventiva.
O delegado Marcelo Lech, responsável pela ação, diz que o líder da quadrilha foi preso nesta terça e que a investigação continua. O objetivo é identificar um grupo de adolescentes que agia junto com o suspeito detido. Até o momento, a polícia apurou cinco furtos de motos que ficavam estacionadas em ruas da cidade. No entanto, outros casos estão sendo investigados.
Lech diz que a quadrilha sempre agia da mesma forma. O homem preso, que não teve o nome divulgado, apenas coordenava o grupo de adolescentes no momento em que os veículos eram furtados. Depois disso, eles encaminhavam as motos para uma área descampada, longe do centro da cidade. De dois a cinco dias após os furtos, eles recolhiam os veículos e iniciavam os desmanches em oficinas clandestinas.
A polícia conseguiu recuperar todas as cinco motos, mas pelo menos duas delas foram localizadas apenas as peças. O líder da quadrilha preso possui antecedentes criminais e a polícia trabalha agora para identificar os adolescentes.