Lançada nesta quinta-feira (17), a Operação Avante Cavalo de Aço da Brigada Militar ocorrerá por tempo indeterminado na Capital e Região Metropolitana, podendo se estender para outros municípios até o final do ano. O maior diferencial da ação é a utilização de policiais em motocicletas.
No primeiro dia da ação foram empregadas 150 motos. Ao todo, 779 pessoas foram abordadas e 486 veículos vistoriados na região central e na zona norte da Capital, nas ilhas, em Eldorado do Sul e em Canoas. Não houve prisões ou apreensão de armas e drogas.
Segundo o coronel Jeferson Jaques, comandante do Comando de Policiamento da Capital, nesse primeiro momento a intenção é dar visibilidade à operação.
— Nesses primeiros dias queremos dar a sensação de segurança através da visibilidade dos policiais. A operação já está no cronograma e vamos focar em barreiras, montar bases em locais de grande circulação e também no patrulhamento — disse o comandante.
A previsão do Comando de Policiamento da Capital é de que as ações ocorram duas vezes por semana, em locais alternados de toda a Região Metropolitana, podendo chegar até Esteio e Sapucaia do Sul. Nos próximos dias também devem ser colocadas em circulação mais 90 motos que foram adquiridas elo governo do Estado.