Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) em Gramado, na Serra, contra traficantes da região que estavam sendo financiados por uma facção criminosa que tem base na zona leste de Porto Alegre. O grupo recebia apoio na compra de armas e de drogas, além da criação de lojas de fachada para a lavagem de dinheiro. Cerca de 100 policiais cumpriram 25 mandados judiciais. Onze suspeitos foram presos, além da apreensão de armas, de um veículo e de pequena quantidade de drogas.
A investigação é da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) em parceria com a Delegacia Regional de Gramado. O delegado Guilherme Calderipe, responsável pela investigação, diz que foram mapeados diversos pontos de venda de drogas, bem como estabelecimentos comerciais suspeitos. O objetivo é desarticular o esquema de tráfico e tentar impedir o avanço da organização criminosa para a Serra. A primeira parte da investigação está sendo realizada nesta quinta e, em um segundo momento, o foco será apenas a lavagem de dinheiro para descapitalizar o grupo criminoso.
Calderipe informou que a investigação durou seis meses e neste período foi confirmado que os traficantes compraram um restaurante e uma loja de roupas em um dos principais centros comerciais de Gramado para lavagem de dinheiro. Além disso, realizavam uma espécie de drive-thru das drogas nos bairros Moura, Carniel e Piratini. Em determinadas ocasiões, havia vários carros fazendo fila para compra de entorpecentes. Para outras regiões da cidade, os traficantes faziam inclusive tele-entrega.