Um foragido do sistema prisional do Rio Grande do Sul foi preso, no fim da manhã desta quarta-feira (18), em Florianópolis. Izequias Rosa de Moura Cardozo, 22 anos, tem duas condenações por tráfico de drogas e quatro prisões preventivas pelo mesmo crime. A prisão foi feita pela Divisão de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais de Santa Catarina (Dras/Deic).
O diretor do Deic, delegado Anselmo Cruz informou que a prisão ocorreu de uma ação conjunta entre as policias gaúcha e catarinense:
— Recebemos a informação da polícia de Cachoeira do Sul de que ele estaria em Florianópolis e os policiais acompanharam o indivíduo. Hoje conseguimos capturá-lo.
Cardozo não resistiu a prisão. Ele não portava armas nem drogas e estava trabalhando como pedreiro. O foragido morava na cidade com a família.
De acordo com o chefe do Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal (Sipac) Julio Meira, ainda não se sabe se Cardozo retornará ao presídio de Cachoeira do Sul. O foragido teria afirmado à polícia que sofria ameaça de morte na cadeia.
Cardozo cumpria pena por tráfico de drogas quando fugiu do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, região central do Rio Grande do Sul, em maio de 2017. A polícia catarinense aguarda uma vaga em algum presídio gaúcho para a execução de duas prisões preventivas e outras duas condenações pelo mesmo crime.