A direção da Guarda Municipal de Caxias do Sul promete para segunda-feira (2) acompanhar a saída da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciano Corsetti, no bairro Kayser, onde um homem foi alvo de tiros, e duas crianças foram vítimas de bala perdida quando esperavam a van, no final da tarde de quinta-feira.
Uma das meninas segue internada no Hospital Geral e o último boletim, divulgado na manhã deste sábado (31), aponta que o quadro dela é estado gravíssimo.
Cristiano Vitali, diretor interino da Guarda Municipal, diz que será feita uma força-tarefa que se estenderá também a outros cinco colégios do entorno, na zona sul da cidade.
— Vamos estar com efetivo na entrada e na saída destas escolas e faremos revezamento no turno em que estiverem nas aulas — aponta Vitali.
O diretor destaca que a Guarda Municipal não tem efetivo para permanecer em todos os colégios, mas destaca o plano de reforçar a atenção nos que têm maior número de alunos matriculados, caso da Luciano Corsetti.
O tenente-coronel Jorge Émerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, destaca que na abertura do ano letivo foi reforçada a patrulha escolar, com policiais militares da reserva que voltaram a atuar dentro dos incentivos do Programa Mais Efetivo. No entanto, Ribas destaca que o foco tem sido as escolas estaduais, justamente porque as municipais podem contar com o apoio da Guarda Municipal. O comandante da BM afirma, porém, que pode ser feito um esforço conjunto:
— Mas precisa ser organizado, para não descobrir nenhuma área.
Segundo Ribas, a Brigada Militar não foi procurada para participar da força-tarefa da Guarda Municipal a partir de segunda-feira.