O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar foi chamado na tarde desta quinta-feira (22) para remover duas granadas encontradas em um sofá doado para os Mensageiro da Caridade e que estava no prédio da instituição na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
Conforme o comandante do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), tenente-coronel major Claudio dos Santos Feoli, as granadas estavam desativas e não tinha potencial explosivo.
Além das granadas também foram encontradas cerca de 30 munições para revólver calibre 32, para fuzil 762, espingarda 12 e ainda de calibre 22 - que pode ser usada também para revólver quanto para pistola. Os projetis estavam em uma caixa de papelão.
Conforme o diretor-executivo da entidade, Luis Carlos Martini de Campos, o sofá estava na área de descarte — quando não há mais possibilidade de ser recuperado para doação — quando se identificou que havia duas supostas granadas no sofá.
O encontro do material ocorreu há uma semana, mas só foi comunicado à Brigada Militar nesta quinta. Desde então permaneceu guardado em um cofre no segundo andar do prédio administrativo da instituição. Por volta das 17h, o local foi isolado e liberado em seguida. Conforme Feoli, após a retirada do local, as granadas foram destruídas.
A direção dos Mensageiros da Caridade desconhece onde o sofá foi recolhido já que a presença do material só foi constatada após o transporte do acessório para a sede.