Duas rotas diferentes, no litoral de Santa Catarina e na fronteira do Paraná com o Paraguai, que servem como destino a carros roubados em Porto Alegre e na Região Metropolitana, foram alvos de ações policiais no começo desta semana. Em apenas um dia, nesta segunda-feira (26), oito carros roubados nos últimos dias em Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha e Alvorada foram recuperados.
Agentes da Delegacia de Roubos de Veículos, do Deic, foram até Guaíra, no Paraná, para deflagrar, em conjunto com a polícia local, uma operação que deu fim a um grupo que levava carros roubados na Região Metropolitana até o Paraguai, onde supostamente havia troca por drogas, armas e cigarros. Três pessoas foram presas e um Cobalt, um Sportage, um Ka Sedan e um Onix — três deles roubados em Porto Alegre e um em Viamão, todos na última semana — foram recuperados. De acordo com o delegado Adriano Nonnenmacher, um dos presos foi reconhecido como autor de dois destes roubos.
— É uma rota já conhecida pelas inteligências policiais na Região Sul. Acreditamos que esses criminosos buscassem uma negociação destes veículos. Seja para lucrarem diretamente com os carros ou para introduzirem produtos ilícitos no país, como uma troca — explica o delegado.
Paralelamente, também na segunda-feira, a Polícia Rodoviária Federal e o Deic de Santa Catarina recuperaram outros quatro carros roubados na Região Metropolitana, que circulavam pela BR-101, no trecho catarinense. A partir de informações sobre possíveis veículos roubados que teriam ingressado em Santa Catarina, os policiais intensificaram abordagens. Entre 1h20min e 19h30min, recuperaram, em Biguaçu (SC), um Civic roubado em Porto Alegre e um HB20, roubado em Alvorada. Em São José (SC), encontraram um Sandero, roubado em Cachoeirinha, e um IX35, de Porto Alegre.
Pelo menos um dos veículos já estava com as placas, chassis e motor clonados.
De acordo com a Polícia Civil, os proprietários dos carros serão notificados sobre a recuperação dos veículos, que devem ser trazidos para depósitos na Região Metropolitana. A partir daí, a orientação é de que o proprietário procure o plantão policial onde registrou o roubo do veículo — ou a delegacia que o contatou — com originais e cópias da identidade e Documento Único de Transferência (Dut) do veículo. Com a ocorrência de recuperação, é possível fazer a retirada do carro no depósito onde estiver, sem custos. Pode haver demora na liberação em virtude de perícias que sejam solicitadas pela polícia.