Os 14 municípios Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) receberam nesta semana 42 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas nas entradas e saídas dos municípios para viabilizar o projeto de cercamento eletrônico. Mais dois equipamentos já adquiridos serão entregues nos próximos dias.
O projeto de cercamento eletrônico consiste no monitoramento dos veículos que entram e saem dos municípios de maneira regionalizada. Um central de comando monitora câmeras instaladas nessas cidades. Pelo consórcio, cada município destina valores para a compra de equipamentos. Os municípios que integram o Cisga são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
De acordo com o presidente do Cisga, o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, ainda neste mês será lançado o edital para a compra de mais 10 câmeras. Após a aquisição coletiva dos equipamentos, cada município é responsável pela instalação. Os locais onde as câmeras focarão foram escolhidos pela Brigada Militar.
Leia mais:
Testes para cercamento eletrônico em municípios da Serra devem começar no início de 2018
Os primeiros equipamentos serão instalados em Bento Gonçalves, onde também será a central de monitoramento. De acordo com o secretário de Segurança de Bento, José Paulo Marinho, as câmeras começarão a ser instaladas em janeiro para o período de testes.
Centro Integrado de Operações
A sala de monitoramento com tecnologia compatível a das novas câmeras foi inaugurada nesta quarta-feira (6) em Bento Gonçalves. Enquanto o cercamento eletrônico não está em funcionamento, o local, denominado Centro Integrado de Operações, vai monitorar apenas as câmeras do videomonitoramento que já funcionam dentro do município de Bento. Os equipamentos foram adquiridos pela Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento e custaram cerca de R$ 250 mil.