Preso nesta sexta-feira (6) suspeito de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas, o vereador de Novo Hamburgo Emerson Fernando Lourenço, o Fernandinho (SD), foi eleito em 2016 com 2.232 votos, a maioria do bairro Canudos, o mais populoso do município.
Em seu primeiro mandato na Câmara, foi escolhido presidente da Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Defesa do Consumidor no início do ano. É também o secretário da comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e autor de nove projetos de lei. Filiado ao Solidariedade, assumiu a presidência municipal do partido em março, além de ser pré-candidato a deputado.
— Para nós, até que se prove o contrário, ele é inocente, uma pessoa idônea. Foi uma surpresa — disse o presidente do Solidariedade no RS, Clàudio Janta.
Conforme o procurador-geral da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Vinicius Klein Bondan, o Legislativo aguarda uma comunicação oficial sobre a situação do político. De qualquer maneira, a Lei Orgânica do município prevê perda do mandado somente se condenado criminalmente em sentença transitada em julgado.