A Polícia Civil realiza nesta terça-feira (3) a incineração de 4,6 toneladas de drogas na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), 35 policiais em 15 viaturas, além de apoio de um helicóptero, fazem a segurança da ação. Essas drogas renderiam até 4,6 milhões de doses de entorpecentes e foram avaliadas em pelo menos R$ 15 milhões no varejo.
O diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, diz que esta é a maior incineração do ano e envolve todos os tipos de drogas possíveis, como por exemplo, cocaína, crack, maconha e drogas sintéticas. Segundo ele, são entorpecentes apreendidos em todo o Rio Grande do Sul nos últimos meses. No entanto, também há drogas retiradas de traficantes em operações realizadas no ano passado.
Souza destaca ainda que horário e local só serão divulgados após o término da incineração. Em junho deste ano, no Dia Mundial Contra as Drogas, outras 2,9 toneladas de entorpecentes foram queimados na região pela Polícia Civil.
A ação tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Geral de Perícias e da Vigilância Sanitária, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.