Policiais civis da 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreenderam 45 quilos de cocaína dentro de um veículo Elantra em Novo Hamburgo. A ação começou no domingo (20) e terminou na madrugada desta segunda-feira (30). Um suspeito que estava no automóvel foi preso.
De acordo com o Denarc, esta é a maior apreensão de cocaína do ano da Polícia Civil. Após horas de monitoramento e de informações obtidas durante a investigação, o carro foi abordado em via pública. No interior do Elantra, havia 43 tijolos da droga. A polícia tinha um mandado judicial de busca e apreensão. Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir dos policiais e tentou jogar o carro contra as viaturas. Houve perseguição pelas ruas da cidade até a prisão do suspeito. O nome do traficante não foi divulgado.
Conforme o delegado Thiago Lacerda, a investigação durou quatro meses. O policial explica que o entorpecente já tinha destino certo: o próprio Vale do Sinos e também Porto Alegre.
- Essa droga tem grande valor de mercado porque é cocaína pura, tanto é que a ação foi chamada de operação pura - destaca o delegado Guilherme Calderipe, responsável pela apreensão.
A investigação continua e o objetivo é identificar os demais integrantes da quadrilha de traficantes, bem como os responsáveis por enviar a droga para o Vale do Sinos. O diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, diz que a cocaína apreendida renderia até 150 mil doses, causando um prejuízo para a facção criminosa de aproximadamente R$ 700 mil.