Pelo menos seis ocorrências foram registradas na 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre de suposto golpe aplicado por uma agência de turismo da Capital. Segundo a polícia, o número de vítimas pode aumentar nos próximos dias.
Conforme o delegado Luciano Coelho, as vítimas afirmam que depositaram quantias para compra de pacotes de viagens na Portotravel Turismo, com sede na Avenida Wenceslau Escobar, 2.898, na zona sul da Capital, e o proprietário desapareceu. O delegado afirma que precisa ouvir os clientes e o proprietário para saber se está caracterizado o crime de estelionato.
— Tem de ver se isso não vai ficar na esfera cível. Se ele agiu com vontade de lesar as pessoas ou alguma circunstância fez com que ele não conseguisse arcar com os pacotes. Ele pode ter quebrado a empresa — pondera o delegado.
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Uma das vítimas foi o deputado federal Jerônimo Goergen (PP). O parlamentar conta que depositou R$ 9 mil para compra de dólares para uma viagem para os Estados Unidos com a família e acabou sem o dinheiro e sem saber o paradeiro do dono da agência de turismo.
— Na semana passada, havia boatos de que a agência estava com problemas. No local, informavam que ele (o proprietário) estava doente, mas que voltaria ao trabalho. E nesta semana, simplesmente está tudo fechado e ninguém encontra ele — afirma o deputado.
De acordo com o parlamentar, há um grupo de vítimas que está fazendo os registros de ocorrência e que há casos de prejuízo de cerca de R$ 200 mil. O deputado também fez o registro na Polícia Federal para tentar evitar possível fuga do empresário para o Exterior. Goergen relata que há pessoas que estão fora do país aguardando a emissão de passagens de volta, que já foram pagas, pela agência.
Um representante comercial, que pediu para não ser identificado, afirma que foi lesado em R$ 172 mil. Diz que parte desse valor chegou a ser negociada, mas um saldo grande ficou pendente.
— Ele incluiu vários gastos no meu cartão de crédito. Passagens, hotéis e até cruzeiros. E nada disso era pra mim — conta o representante comercial.
A vítima afirma ainda que era cliente desde 2014 da Portotravel e que não consegue entender o que levou o proprietário a sumir com o dinheiro dos clientes.
A Rádio Gaúcha ligou para o telefone que consta no site da agência de turismo e ninguém atendeu. Tenta ainda encontrar o proprietário para esclarecer o caso.