Em emboscada armada na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Civil resgatou a gaita da tradicionalista Berenice Azambuja. O instrumento foi furtado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, na madrugada de segunda-feira (12).
Conforme a polícia, três pessoas estavam com a gaita e foram conduzidas para prestar depoimento. Uma assessora da Berenice disse que a cantora passou mal nesta manhã e por isso não poderia ir até a delegacia reconhecer a gaita. Então, o instrumento foi levado até a cantora, que garantiu ser a gaita furtada.
Defeitos na gaita, descritos por Berenice ao delegado, já apontavam que era o mesmo instrumento.
Além disso, um homem entrou em contato com a tradicionalista dizendo que conhece a pessoa que comprou a gaita e que iria devolvê-la mediante pagamento. A alegação inicial dele é que a quantia de R$ 1,5 mil requisitada seriam apenas para ressarcir a compra.
Leia mais:
Músico de 85 anos tem bandoneon roubado durante assalto: "É um grande amor da minha vida"
Aldeia da Fraternidade, que teve instrumentos roubados em fevereiro, volta aos palcos
MAPA: onde os novos presídios serão construídos no RS
A gaita Todeschini Super 5 vermelha de 80 baixos e cinco registros, assim como uma mala com roupas, CDs e documentos, foi furtada da caminhonete Captiva da cantora, que estava estacionada em uma rua próxima ao Hospital Mãe de Deus.
Lembrada por ser intérprete de É Disso Que O Velho Gosta, Berenice havia comunicado o furto em seu perfil no Facebook e pediu ajuda para localizar o instrumento de trabalho.