Em busca de reconhecimento, o prefeito Rafael Mallmann (PMDB), de Estrela, no Vale do Taquari, tirou R$ 8,4 mil dos cofres públicos do município, em 2015, para comprar um suposto prêmio de melhores gestores do Brasil. Conhecido como "Troféu Juscelino Kubitschek", a distinção foi criada pela Premium Brasil Group, com sede em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
A denúncia foi divulgada pela Rádio Gaúcha em junho de 2015. A empresa também está sendo investigada por fraudes, e Rafael Mallmann foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público nesta quinta-feira (25).
No pacote comprado com o dinheiro público, Rafael Mallman posa com o troféu "Juscelino Kubitschek" em um resort em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com direito a jacuzzis, piscinas e até campo de golfe, o prefeito de Estrela viajou acompanhado do chefe de gabinete, Cliver André Fiegembaum, também tornado réu.
Leia mais
Ex-presidente da Fasc é denunciado pelo MP e vira réu por peculato
Sartori escolhe Dallazen para o comando do Ministério Público do Estado
Ambos viajaram para a 13ª edição do Congresso Nacional dos Prefeitos, realizado pela Premium Brasil Group, em 2015, no Wish Resort Golf Convention. Sempre em locais de luxo, o evento também já foi promovido nas cidades de Gramado e Costa do Sauípe, na Bahia.
Anualmente, a Premium Brasil Group enviava convites para prefeitos em todo o País, informando que foram destacados entre os melhores gestores do Brasil para uma das mais importantes distinções do Brasil. Porém, o prêmio só era entregue para os chefes do Executivo que pagassem pelo troféu. Com fotos do local do evento, em resorts de luxo, o convite destacou campo de golfe, kids club, piscinas e jacuzzis na infraestrutura do local da premiação.
Rafael Mallman, que foi reeleito prefeito de Estrela, garante que o dinheiro foi devolvido aos cofres do município.
– Agora, com a abertura do processo, faremos nossa defesa – afirma o prefeito.
Procurada pela reportagem, a procuradora de prefeitos do Ministério Público Estadual, Ana Rita Nascimento, que investiga o caso, disse que não se pronunciará até que o processo seja finalizado. A Premium Brasil Group está com o site desatualizado e nenhum representante da empresa atendeu o telefone.
Secretário da Famurs
Nesta semana, Rafael Mallman foi nomeado primeiro-secretário da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Procurada pela reportagem, a entidade afirma que a posse da nova diretoria é feita com base nas indicações dos partidos que possuem mais prefeitos eleitos no Estado – Mallmann foi indicado pelo PMDB.
Mais um caso no RS
Além do prefeito Rafael Mallmann, outro gestor gaúcho também recebeu o "Troféu Juscelino Kubitschek" na edição de 2015. O prefeito de Mostardas, no Litoral, foi denunciado pelo Ministério Público em setembro de 2016. Alexandre Galdino (PMDB) gastou R$ 4.485,58 dos cofres públicos a título de inscrição para si, mais passagem aérea da primeira-dama Júlia Heberle da Silva.
Além do casal, também tornou-se réu o responsável pela empresa, Luiz Alberto Obregon dos Santos. Santos também foi denunciado e tornado réu no caso referente à prefeitura de Estrela.