Está circulando nas redes sociais um vídeo em que quatro policiais aparecem quebrando a chutes e com escudos as vidraças de um prédio. Após o vandalismo, o grupo fugiu por uma rua estreita. Este vídeo, publicado na quinta-feira, passou de 1,2 milhão de visualizações e 38,8 mil compartilhamentos às 17h desta sexta e parte dos usuários atribuiu à ação à Polícia Militar.
"A PM interveio democraticamente quando vândalos mascarados, terrorista e baderneiros cometeram atos violentos de vandalismo e quebra-quebra", diz a legenda do post.
Leia mais
Mulher de Aécio Neves xinga eleitores de Dilma Rousseff em vídeo? É falso
E-mail da Receita Federal sobre multa por divergências dos dados no Imposto de Renda é falso
Netflix vai dar um ano de assinatura grátis? Cuidado, é golpe
Nos comentários, alguns usuários chegaram a dizer que o registro foi feito em Brasília nesta semana. O vídeo é verdadeiro, mas o vandalismo registrado nas imagens não aconteceu no Brasil. Jornais venezuelano já haviam noticiado o caso em 13 de maio, na cidade de Puerto la Cruz.
No vídeo, inclusive, é possível identificar a sigla PNB, de Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela, no escudo de um dos policiais. As circunstâncias da ação não foram esclarecidas.
Maduro enfrenta uma onda de protestos desde 1º de abril, que exigem sua saída do poder com eleições gerais, e rejeitam a convocação de uma Assembleia Constituinte. O presidente socialista acusa seus adversários de querer "incendiar" o país para derrubá-lo e propiciar uma intervenção dos Estados Unidos, país que acusa de financiar as manifestações.