O secretário da Segurança Cezar Schirmer decidiu neste sábado (27) desativar definitivamente o Trovão Azul. O ônibus-cela, que teve área interditada após desabamento na última quinta-feira (25) de parte de um prédio em frente à Academia de Polícia, na zona norte de Porto Alegre. Na noite desta sexta-feira (26), o veículo foi posicionado nas dependências do estádio Olímpico, em uma das rampas de acesso ao gramado, ao lado da Rua Gastão Mazeron. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Após interdição, ônibus-cela Trovão Azul vai parar no Estádio Olímpico
Defesa Civil contabiliza 48 cidades atingidas pela chuva no RS
A assessoria de imprensa do secretário informou que o Trovão Azul já cumpriu a tarefa temporária de manter presos provisórios da Capital e, após o incidente desta semana, ficou muito difícil encontrar um local seguro e adequado para manter o veículo. Para amenizar a situação, Schirmer deve lançar na próxima semana edital de licitação para os novos centros de triagem. O ônibus-cela segue vazio, sem presos, no estádio Olímpico. Brigadianos estão realizando a segurança do local.
A Brigada Militar (BM), pouco antes da decisão do secretário, havia informado que o local não era definitivo e que estava buscando um novo lugar ou até mesmo reposicionar o ônibus-cela dentro do próprio estádio. Além de não ter água e luz, havia apenas banheiros químicos no local. As dificuldades de encontrar um novo espaço passavam por questões como segurança, espaço coberto e com disponibilidade para estacionamento de viaturas da BM.
O Trovão Azul é desativado na semana em que as delegacias da Região Metropolitana tiveram o maior número de presos provisórios desde 2015. Um total de 260 detentos. As delegacias do estado voltaram a ter presos devido à interdição parcial de presídios na Região Metropolitana devido justamente à superlotação.
Leia as últimas notícias