O Governo do RS lança, na manhã desta quinta-feira, o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do RS (SIM/RS), que pretende ser um projeto para centralizar e planejar estrategicamente as ações de segurança nos municípios.
Metas como a integração de sistemas de videomonitoramento, padronização das guardas municipais e integração dos bancos de dados da segurança pública são anunciadas pelo secretário da Segurança, Cezar Schirmer.
– É uma questão de otimização dos recursos que temos. Financeiros e humanos. Não é possível que tenhamos 4,5 mil guardas municipais no Estado e não tenhamos neles uma força efetiva na segurança integrada – disse o secretário.
Leia mais:
Governo do RS anuncia que irá chamar 1.183 policiais
Operação Avante deve ser ampliada para a Região Metropolitana
Porto Alegre é listada entre as cidades mais violentas do mundo
O secretário não estabeleceu metas ou prazos para o SIM/RS.
– Será um programa permanente e aberto não só aos órgãos públicos. O essencial é criarmos uma cultura de paz. Os municípios são fundamentais para isso – diz.
Assinaram a adesão ao SIM: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Montenegro, Bento Gonçalves, Pelotas, Pinhal Grande, Esmeralda, Antônio Prado, Tapejara, Fontoura Xavier, Garibaldi, Ibiraiaras, Nova Petrópolis e Imigrante.