A Polícia Federal cumpriu 19 mandados judiciais na manhã desta sexta-feira durante a segunda fase da Operação Research, que investiga o desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os alvos da ação foram parentes de Conceição Abadia de Abreu Mendonça, chefe da Unidade de Orçamento e Finanças da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), e de Tânia Marcia Catapan, ex-secretária administrativa do gabinete da PRPPG. Duas filhas de Tânia foram presas nesta sexta.
Além delas, foi presa a servidora aposentada Maria Aurea Roland, sua filha e genro. Em nota, a PF informou que, nesta fase da operação, o foco das apurações "é a prisão do núcleo de pessoas que agia com o objetivo de desviar recursos públicos, a título de bolsas, da Universidade Federal, em conluio com duas servidoras públicas da Universidade Federal do Paraná, que foram presas preventivamente na primeira fase".
Leia mais
Operação Research investiga fraudes em bolsas de estudo da UFPR
Motorista de furgão ganhou R$ 515 mil em fraude da UFPR
Nesta fase, cerca de 50 Policiais Federais e servidores do Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral cumpriram ainda seis mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e oito de condução coercitiva em Curitiba (PR), Campo Grande(MS), Sorocaba (SP) e Erechim (RS). Três conduções foram contra supostos bolsistas antes desconhecidos da investigação.
A primeira fase foi deflagrada em 15 de fevereiro. O alvo da investigação, de acordo com a PF, são repasses, entre 2013 e 2016, irregulares de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição.
A investigação conjunta reuniu, segundo a PF, indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no País e Bolsas de Estudos no Exterior a diversas pessoas desprovidas de regular vínculo de professor, servidor ou aluno da Universidade Federal do Paraná.
O nome da operação é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas (research, em inglês) pelos contemplados.